Literatura

Resenha | Guerra: 1939 – 1945

Encontrei Guerra em uma livraria no centro de São Paulo. Além do assunto, a capa com texto em vermelho e a forma como a HQ foi ilustrada logo me chamaram atenção.

O álbum, escrito e ilustrado pelo paulistano Julius Ckvalheiyro, conta 6 histórias, divididas nos 6 anos de guerra, por meio de 6 personagens. São as visões dos vencedores e vencidos, dos que acreditam na guerra e dos que a odeiam. São todos não sobreviventes da tragédia, é assim que o autor consegue torná-los semelhantes, mesmo em posicionamentos distintos.

As histórias contam os últimos momentos de: Um Alemão nazista, um piloto Soviético, um Kamikaze japonês, um Judeu no campo de extermínio, um soldado Americano que escolheu lutar em sua cidade e a equipe responsável pela primeira bomba atômica.

Além dos “contos” a HQ traz pequenos textos com fatos históricos reais, claramente muito bem pesquisados pelo autor, que contextualizam cada uma das passagens. O álbum tem uma narrativa direta, que te proporciona a vivência em cada linha. Chocante e emocionante ao mesmo tempo.

O traço do quadrinista é fascinante e claramente inspirado em imagens reais da guerra. O efeito escuro e densidade trazidos na arte apresentam um realismo que transmite cada sentimento dentro da situação ali apresentada.

O álbum mostra a maior tragédia da história da humanidade de maneira didática, artística e impressionante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *