Arquivos

Eventos e LugaresQuadrinhos

Quadrinhos no MIS

São Paulo ganhou mais uma atração incrível para os amantes da cultura pop, e principalmente de quadrinhos.

A exposição Quadrinhos, sob curadoria de Ivan Freitas Costa, um dos maiores colecionadores de quadrinhos no Brasil, foi inaugurada no Museu de Imagem e Som (MIS) no último dia 13, com evento dedicado a imprensa e convidados. Assim como todas as exposições que tive a oportunidade de visitar no MIS, Quadrinhos é mais uma em que o acervo impressiona todos visitantes pela qualidade, diversidade e quantidade.

Ao percorrer as 13 salas temáticas, podemos ver alguns itens raríssimos, como Dr. Estranho n°1 autografada por Stan Lee, uma réplica do Batfone da série autografada por Adam West, obras originais das primeiras publicações da Disney no Brasil,  e até uma edição de Maus autografada pelo próprio Spiegelman.


O caminho criado dentro da exposição é algo brilhantemente arquitetado. Começando pela pré-história aonde tudo começou através da arte rupestre, passamos pelos quadrinhos europeus e seus icônicos personagens como Tintim, Tex e Smurfs, a fantástica arquitetura da sala dos mangás japoneses das lendas Akira Toriyama e Masami Kurumada, até uma sala privada apenas para maiores de 18 anos, que numa ideia genial, trouxe os quadrinhos eróticos para dentro de um banheiro.


Maurício de Sousa tem um espaço totalmente dedicado a sua esplendorosa contribuição ao cenário nacional de quadrinhos, com Turma da Mônica e suas evoluções, partindo da primeira publicação até Mônica Jovem e a animação mais recente, Mônica Toy.


A sequência da exposição traz uma escada inteira dedicada a Angelo Agostini, símbolo e um dos pioneiros do quadrinho brasileiro, seguido por uma sala esplendorosa dedicada a Ziraldo, que contava com o próprio em formato holográfico, produzindo sua arte em uma reprodução de sua mesa de trabalho.

Se você lia ao menos algum quadrinho quando criança, deve ter conhecido os gibis do Didi, Xuxa, Senninha, Chapolin e Turma do Arrepio. Todos eles estão representados num espaço pra lá de nostálgico do quadrinho brasileiro, que tinha por influência os grandes titãs americanos.


Uma das salas mais bonitas e grandiosas da exposição traz janelas que apresentavam vez ou outra algum autor nacional que cumprimentava o público, como Ivan Reis e Marcatti. A sala tambem conta com um espaço de troféus do quadrinho nacional, como o HQ Mix, que tivemos a oportunidade de participar esse ano, e bancas de jornal expondo as principais graphics brasileiras e latino-americanas publicadas na atualidade.


Os titãs dos quadrinhos também estavam bem representados cada um a sua maneira, na área focada nas HQs americanas. Disney mesmo que de forma mais humilde, tem expostos traços originais de Mickey Mouse e Zé Carioca, um dos mais famosos embaixadores brasileiros do entretenimento no exterior. Numa sala mais escura, Marvel nos proporcionou o ambiente de Nova York e Hell’s Kitchen, com referências a Homem Aranha, e homenagens no cenário a Steve Ditko e Jack Kirby, além de obras célebres do universo Marvel, como Homem de Ferro, Hulk, Vingadores, Elektra e Demolidor.


Agora, o espaço que nos deixou mais boquiabertos do que tudo ao entrar, foi a sala DC. Em uma representação belíssima da Batcaverna, o destaque fica por conta da sala de controle do homem morcego, além da iluminação e decoração que nos trouxeram ao ambiente dos quadrinhos como nenhum outro espaço nos proporcionou. Protegidos por action figures colossais da Trindade, obras de Aquaman, Superman, Batman e Mulher Maravilha impressionavam ainda mais os visitantes, pela sua raridade e diversidade, em sua grande maioria propriedade do curador da exposição, Ivan Costa.

De acervo impressionante e organização impecável, a exposição é um presente da capital aos fãs de quadrinhos e curiosos. Existem oportunidades como a possibilidade de mais ambientes interativos no decorrer da exposição, como o mesmo MIS já proporcionou em outras mostras, mas que não tira o brilhantismo e o reconhecimento necessário para essa arte que tem de se manter crescendo para aquecer cada dia mais nossos corações nerds, que hoje são assim graças a lendas homenageadas nesta exposição.


Quadrinhos fica no MIS até 31 de março a um preço extremamente acessível e popular. Recomendo a todos que puderem dar uma passada por lá, para que além de visitar a exposição, possam participar de eventos paralelos que rolarão no MIS com a mesma temática, como bate-papo com quadrinistas, lançamento de obras e exibição de filmes e documentários.

Quadrinhos no Mis
Terça a sábado, das 10h às 20h (permanência até 22h); domingos e feriados, das 9h às 18h (permanência até 20h). 
Endereço: Av. Europa, 158, Jardim Europa
Telefone: (11) 2117-4777
Ingresso: R$ 14 / Meia R$ 7 (Grátis às terças-feiras)
Classificação: livre

1 Comentário

Deixe uma Resposta

Raphael Riveiro
Idealizador do Dinastia Geek, fanático por séries e games, engatinhando no mundo das HQs. Harry Potter, o universo Tolkien, Liga da Justiça e Tim Burton são o melhor do maravilhoso universo nerd/geek!