Arquivos

Séries e TV

Por que assistir How I Met Your Mother?

How I Met Your Mother é uma série no estilo Sitcom (comédia de situação), com nove temporadas exibidas de 2005 a 2014 nos EUA pela CBS, no Brasil pela FOX e que, infelizmente, sairá do catálogo da Netflix no mês de setembro. A série se desenvolve em torno da vida de Ted Mosby e seus amigos, mostrando Ted, no futuro (2030), contando aos seus filhos histórias e aventuras até ele conhecer a mãe deles.

Por conta da saída da série da plataforma de streaming, listaremos 10 motivos pelos quais vale a pena maratonar esta série que conquistou uma legião de fãs, mesmo após seu término.

1 – Como a história é contada.


A forma de como a história é conduzida, com certeza é um dos diferenciais desta sitcom. Em 2005, aos 27 anos, o jovem Ted Mosby (Josh Radnor), após o seu melhor amigo, Marshall Eriksen (Jason Segel) ficar noivo, decide finalmente ir em busca da sua “The One”. No episódio piloto, Ted conhece Robin Scherbatsky (Cobie Smulders), no bar que costumavam frequentar, o Maclaren’s Pub. Depois de alguns acontecimentos, Robin passa a pertencer ao grupo de amigos de Ted: Barney (Neil Patrick Harris), Marshall (Jason Segel), e sua noiva Lily (Alyson Hannigan), que namoram desde o primeiro ano da faculdade.

A narrativa de Ted é que define o rumo da história. Por exemplo, quando Marshall diz que pulou do 3º andar e caiu em pé, é assim que a cena é exibida na série. Pode parecer estranho, mas é muito divertido, até porque o próprio Ted, que narra quase todos os episódios, deixa claro que essa parte da história é duvidosa, embora ele esteja relatando de acordo com o que ouviu ou viu. Alguns episódios também são baseados de acordo com o ponto de vista do personagem.

2 – Enredo.

Atualmente as séries possuem episódios de 40 minutos ou até uma hora de duração. Imagine desenvolver uma história em apenas vinte e três minutos (em média) de forma que o espectador fique hipnotizado, se importe com os personagens e ainda fique emocionado com determinadas cenas e situações?  A série tem qualidade e sabe ponderar e desenvolver muito bem a trama, trazendo cenas que vão te arrancar lágrimas dos olhos e outras que vão fazer a sua barriga doer de tanto rir.

3 – Temas abordados pela série.
HIMYM fala abertamente sobre todo e qualquer assunto, de uma forma muito mais descontraída e positiva. Desde sites de relacionamento, bebedeiras, casos de balada, chegando até strip-clubs, ou seja, de tudo um pouco. Vale lembrar que como a história é contada aos filhos de Ted, muitos termos são abordados de forma mais sutil, utilizando adaptações bem engraçadas por sinal. Por exemplo, quando um personagem fala que vai fumar maconha, esta ação é substituída por “comer um sanduíche”, bem como ao falar de sexo, a referência “tocar gaita” é bem utilizada.

4 – Personagens.

Outro diferencial desta série são os personagens, ao decorrer das temporadas você começa a se importar com eles, observa como cada um se desenvolve ao longo dos 208 episódios. Lily, Marshal, Barney, Robin e Ted, cada um com suas características, manias, jargões e estilos marcantes que certamente vão fazer você se identificar.

Ted: é aquele que procura sua alma gêmea em cada canto da cidade de Nova York, passa por alguns relacionamentos e situações atrás de sua cara metade.

Lily e Marshall: aquele casal que se conheceram na faculdade e desde então estão juntos, ou seja, o casal que você respeita.

Barney: um personagem excêntrico, que à primeira vista só procura mulheres e seus ternos, pode parecer um personagem sem profundidade alguma, mas com o decorrer das temporadas você muda de ideia.

Robin: a personagem que todos amamos (que ficamos com raiva em alguns momentos também, rs), mora em Nova York, trabalha em um jornal e sonha ter uma carreira bem sucedida.

5 – Barney Stinson.

Definitivamente, Barney Stinson é um grande motivo para ver a série. A personalidade, o jeito engraçado e louco de Barney são apenas alguns dos motivos para amar o personagem. Você vai desenvolver um caso de amor e ódio, acredite (rs). O papel vivido pelo ator Neil Patrick Harris, tem grande destaque e rouba a cena em vários momentos. Com diversas frases marcantes, um estilo e personalidade única, Barney vai te encantar, emocionar e fazer rir. Você vai querer em algum momento dizer a famosa frase: “Legen… wait for it… dary!”

6 – Amizade.

O roteiro que permeia, ao longo das nove temporadas, a forma como Ted encontrou a mãe de seus filhos, How I Met Your Mother é uma história sobre amizade, cumplicidade, parceria e pessoas que você levará consigo para a vida toda, como uma família.

7 – A vida como ela é.

Mesmo sendo uma série de comédia, a série de traz diversas lições de vida de forma engraçada e divertida. Diferente das histórias clichês, previsíveis e “manjadas”, HIMYM mostra a vida como ela é, por isso você cria identificação com a série e seus personagens. Sempre temos dias bons, dias ruins, conquistas, derrotas, sonhos, perdas, tudo isso é passado com verdade, naturalidade e acima de tudo, com fidelidade as situações que enfrentamos em nosso cotidiano. Se você procura identificação e realidade nos personagens, essa série é para você. Digo ainda mais: você vai se identificar com algum personagem. Podemos nos colocar facilmente em diversas cenas da série e nos compararmos aos personagens principais com facilidade.

8 – Referências e participações especiais.

A série é considerada bem atual, aborda assuntos relacionados ao ano em questão, como utilização de redes sociais, uso de celular, entre outros. A série faz referências filmes como Kill Bill e Star Wars, bem como conta com participações especiais de Katy Perry, Britney Spears e outras celebridades.

9 – Baseado em fatos reais.

A ideia de How I Met Your Mother foi vagamente inspirada em Carter Bays e Craig Thomas (os roteiristas da série), que eles classificam como: “foi uma ideia para escrever sobre os nossos amigos e as coisas estúpidas que fizemos em Nova York“. O protagonista Ted é  baseado em Carter Bays. Lily Aldrin é baseada em Rebecca Alson-Mikman, esposa de Craig Thomas, sim, o que é a fonte de inspiração de Marshall. Rebecca só liberou que a personagem fosse baseada nela se Hannigan fosse quem a interpretasse.

10 – Spin Off.

Em 2014, a CBS anunciou um spin-off de How I Met Your Mother. Um piloto de How I Met Your Dad chegou a ser filmado até, mas não foi adiante. Então, no ano passado, o canal anunciou que roteiristas de This is Us iriam retomar a ideia. E aí tudo foi deixado de lado de novo. Mas pelo jeito, agora vai rolar mesmo! Dana Walden, uma das chefonas da Fox, anunciou que a série derivada vai ser reformulada desde o conceito com uma nova equipe criativa. Detalhes ainda não foram divulgados.

E aí, o que você achou? Já acompanha a série e concorda com a gente? Qual a sua opinião? Conte pra gente nos comentários.

4 Comentários

Deixe uma Resposta

Roberto Nascimento
Beto, paulista, sempre em busca de bons shows, viagens, livros, cultura pop em geral (não necessariamente nesta ordem). Fã de Star Wars, DC, Marvel entre outras coisas mais. Amante do universo da fotografia, sempre registrando por onde passo.