Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Nossa experiência no 1° BoardGames São Paulo Online

Como todos sabemos, estamos passando por um período de pandemia e diversas restrições de acesso no Brasil e no mundo. Um dos grandes baques para nós do Dinastia, foi a impossibilidade de irmos aos eventos que sempre frequentamos, sendo um dos nossos favoritos em que somos apoiadores e frequentadores mensais, o BoardGames São Paulo. Felizmente, esse mês surgiu o BGSP Online para aliviar a nossa saudade.

Para quem ainda não conhece, o BoardGames São Paulo é um evento que ocorre todo último sábado do mês na Game Vault, loja especializada em board e card games, proporcionando a reunião de jogadores já experientes no ramo, iniciantes e curiosos pelo hobbie, apresentando lançamentos de todas grandes editoras nacionais e algumas internacionais, sorteios e torneios eventualmente. Você pode conferir um pouco mais sobre esse evento, num texto de 2018 que fiz na minha primeira experiência nele.

Já que não tivemos o evento presencial nas duas últimas edições, a organização montou uma versão online, aonde em parceria com editoras participantes e parceiros, promoveu oficinas de RPG, lives de anúncios de lançamentos ou discussão do mercado de boardgame no Brasil, bem como mesas online de jogos já consagrados das editoras ou aqueles que ainda estão por vir nos próximos meses.

As mesas de jogatina

Toda a organização foi feita com base no aplicativo de conversas Discord, que teve uma organização espetacular com servidores divididos por editoras e jogos, cada qual com um chat na sala de espera para organização das turmas que estavam por vir. Essas turmas foram organizadas de forma prévia por meio de uma planilha compartilhada via Google Docs, onde cada participante se inscrevia no horário disponível para a mesa que queria.

Todas as partidas aconteceram via Tabletopia, que apesar de suas limitações perante as demais plataformas com o mesmo objetivo (mas pagas), atendeu a necessidade dos participantes, graças a instrutores totalmente dispostos a auxiliar os participantes, seja para acesso a ferramenta, seja com as regras dos jogos e dinâmica das partidas, garantindo que o tempo designado para cada uma delas não fosse superado impactando outros participantes.

Além dos boardgames, também houveram duas salas dedicadas a RPG. Uma oficina mediada por Jaime Cancela (O Metagamer), tinha o objetivo de criar antagonistas para seu próprio RPG, sendo baseado em grandes vilões da cultura pop. Outras salas rolaram partidas de RPG já prontas, com base em histórias da editora New Order. Não tivemos oportunidade de participar de alguma dessas mesas, porém de ver comentários dos participantes, e já reconhecendo a representatividade dos organizadores das mesas no ramo, sem sombra de dúvidas superou as expectativas.

As lives das editoras

Durante o dia, enquanto rolavam as mesas de jogatinas e oficinas via Discord, o Instagram foi movimentado por lives de grandes editoras parceiras do evento. Meeple BR, Conclave, FunBox, Devir, Geek & Orcs e Galbs Games foram as editoras que tiveram lives durante o dia, cada uma com sua programação respectiva.

Durante as lives, houveram muitos anúncios de novos jogos que estão chegando pelas editoras, mesmo em períodos de pandemia, assim como confirmação de datas que estão por vir. Expansões, publicação de protótipos que conhecemos durante o evento e publicações de jogos já renomados internacionalmente, tiveram grande destaque.

Além dos anúncios de novidades, as editoras disponibilizaram promoções exclusivas através de cupons exclusivos para quem participasse do evento, dando a opção além de aproveitar o jogo virtual, ter a versão física para aproveitar com seus amigos quando tudo isso passar.

A interação entre o público

Assim como acontece durante o BGSP em situações normais, uma das melhores coisas é a interação entre um público que muitas vezes não se conheceu de antes, e aproveita junto e numa mesma batida para curtir a jogatina e manter vivo o espírito boardgamer que o habita.

Muitas pessoas conheceram o evento pela primeira vez nesse formato online, o que proporcionou além de apresentar o mundo do boardgame moderno para eles, a integração a um novo grupo que sempre proporciona grandes momentos todos os meses para o nosso time e os visitantes do evento.

Ficamos felizes que a iniciativa se manteve viva, e torcemos para a manutenção desse formato até que tenhamos nossa vida de volta ao normal. Sucesso ao BGSP!

Show CommentsClose Comments

Leave a comment