Meus Malvados favoritos: Os maiores vilões da HQs – Parte 01

0
453
views

Dezembro pra mim sempre foi especial, afinal é o mês das minhas férias anuais. De dois anos pra cá se tornou uma época ainda mais aguardada, afinal também virou o mês de “STAR WARS”, minha antologia favorita ever. Como não podia ser diferente, fui assistir ao recém-lançado “Rogue One – Uma história Star Wars” no cinema, adentrei novamente ao mundo da saga e revi um dos meus personagens favoritos: Lorde Darth Vader. Ainda mais cruel, ele aterrorizou em sua aparição, tornando seus poucos minutos de tela os melhores do filme. Após compartilhar impressões e teorias em rodas de amigos, me veio à mente o porquê de amarmos tanto o vilão (ok, pra mim ele é o herói, afinal ele que mata o imperador [POLÊMICAAAA]).  E não é só o Lord Vader que assume esse papel, de adorado vilão. Elaborei uma lista para falar de alguns, que para mim são os maiores, mais assustadores, e por vezes amados vilões dos gibis. Vou dividir o assunto em duas partes, e vocês vão entender o porquê.

Muito se reclama que Marvel não têm vilões de alto escalão, o que é balela. O grande porém, sendo um divisor de águas, é que na Casa das Ideias ninguém é mau o tempo todo. A grande maioria dos vilões já fez algo bom ou lutou junto de algum super-herói quando tinham algum objetivo em comum. Por outro lado, na DC quem é mau, é mau e ponto final. Lógico, salvo uma ou outra história pós “novos 52” ou em alguma Terra paralela no multiverso tal como INJUSTICE, HQ baseada no jogo homônimo, onde o Superman é um ditador rancoroso.

Já que começamos com Marvel, vou falar do mais assustador, porque de todos é o único que pode aparecer hoje mesmo no mundo real: ULTRON! Uma inteligência Artificial que pode se conectar a qualquer lugar do mundo pela internet e via satélite, além de controlar outras máquinas. Assustador não é mesmo? Criado por Hank Pym nas HQs e pela dupla Stark/Banner no cinema, sempre o achei subutilizado em arcos como “A ERA DE ULTRON”(2013 – Brian Michael Bendis) e seu filme homônimo (2015), sem utilizar de todo seu potencial.

Que atire uma joia do infinito quem nunca fez alguma loucura por amor! Isso mesmo vamos falar dele, o eterno FriendZone, o titã louco: THANOS. O ser que quando portou a Manopla do Infinito aterrorizou o Universo Marvel somente para provar seu amor pela “MORTE”, e mesmo matando metade do seres vivos no universo tomou aquele gelo da entidade. Nos filmes, o titã pode ser a principal surpresa em Vingadores 3 e 4, nas HQs, o supervilão protagonizou brilhantemente a SAGA DO INFINITO (Jim Starlin). Apesar de toda a maldade implícita em seus atos, muitos acham que ele no fundo ele tem um lado bom, ao ponto de sempre deixar algum ponto falho em seus planos para se autossabotar.

Shakespeariano ao extremo, ele deu muito trabalho pro cabeça de teia e para os Vingadores, sendo o principal antagonista do Quarteto Fantástico… Sim, é ele, Victor von Doom, o DOUTOR DESTINO. Talvez a mente mais inteligente da casa das ideias, ele é de origem Cigana e tornou-se governante da Latvéria. Não se contentando com seu pequeno país, ele tem sede de poder e dominação e não mede esforços pra realizar seus objetivos. Victor possui, além do profundo conhecimento tecnológico, poderes místicos o que já o fez enfrentar o Dr. Estranho em um torneio de Magia na HQ TRIUNFO E TORMENTO (Roger Stern).

E você pode estar pensando: “E o MAGNETO?”. Pois é, Erik Magnus Lehnsherr é o maior vilão do universo mutante (ou será que os vilões não são os humanos?), manipulador de metal e de pessoas através de sua oratória bem construída, ele é contrário aos ideais pacifistas do Professor X. Esse é o ponto, Magneto odeia os homosapiens por eles se acharem superiores e tratarem os mutantes de forma preconceituosa e violenta. Violência deve ser combatida com violência, segundo Magnus. Segundo o IGN, Erick é o maior vilão de todos os tempos (Nããooo!!! – leia com a voz do Luke), a frente de Coringa, DR. Doom, Lex Luthor e do nosso próximo vilão da lista.

Imagina aquele seu amigo que sempre tá com fome ou mastigando alguma coisa? Então… ele tem grande chance de ser o GALACTUS, o devorador de mundos. Como o nome diz, essa entidade cósmica adora fazer um lanchinho com os planetas, mas não faz por maldade, e sim sobrevivência. Com aquele pesinho na consciência de quem exagerou na sobremesa, ele decide procurar através de seus arautos planetas desabitados, o que minimizaria a destruição. Aqui na terra ele pisou na bola na dieta e teve que encarar seus principais adversários: O Quarteto Fantástico, ainda que diversas vezes tenha enfrentado Os Vingadores também.

Posso citar ainda como grandes vilões: WILSON FISK, o rei do crime, vilão de Homem-Aranha, Demolidor, Justiceiro, entre outros; KANG, o conquistador, viajante do tempo que já enfrentou o Quarteto, Vingadores, Capitão América…; LOKI, o irmão bastardo de Thor que adora aterrorizar os nove reinos; DUENDE VERDE, ou Norman Osborne se preferir, principal antagonista do Homem-Aranha. A HIDRA, maior corporação terrorista dos quadrinhos que travou batalhas com a SHIELD, Capitão América entre outros.

Enfim, são tantos nomes que fica até difícil listar todos. Eu sei que vão comentar: Faltou CAVEIRA VERMELHA, BARÃO ZEMO, MANDARIM, DORMAMU, MEPHISTO, VENON, ENCANTOR, SINISTRO… Poderia falar tantos, que só prova que a Marvel tem vilões grandiosos, que às vezes não são tão maus assim.

Um grande abraço e até a segunda parte, onde falaremos dos Vilões da DC.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here