Arquivos

Especial Harry PotterGames

Harry Potter e o mundo dos Videojogos – Parte 2

No post anterior, relembre aqui, o foco foram os jogos portáteis de RPG para Game Boy Color e Advance, agora vamos focar nos jogos em geral para consoles e PC.

Os jogos são divididos em 2 períodos, que são Pré Cálice de fogo e Pós Cálice de fogo.

Jogos pré Cálice de Fogo:

  • Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001)
  • Harry Potter e a Câmara Secreta (2002)
  • Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004)

Foram lançados para, PC, PSX, PS2, Game Cube, Xbox e GBA.

São jogos de aventura e exploração, com um mundo semi aberto, e características de jogos plataforma. Esse usam como base narrativa os filmes do bruxo, e adicionam missões e lugares extras pra preencher a tua vida em Hogwarts. São jogos mais infantis, assim como os filmes, e voltados pro público casual de videogames.

Agora o divisor de águas da franquia:

Lançado para PC, PS2, Xbox, GameCube, PSP, Nintendo DS e GBA.

Esse jogo mudou completamente o rumo da franquia nos jogos eletrônicos. Foi a primeira aposta da EA em fazer um game AAA de Harry Potter e com isso trouxeram jogabilidade nova, gráficos bonitos pra sua geração, é uma narrativa mais adulta pro jogo, assim como a mudança que houve nos filmes.

No jogo você controla Harry, Roni e Hermione, cada um com seus feitiços próprios, e com um sistema de colaboração de feitiços, onde era necessário trabalho em equipe pra poder avançar no game. O jogo perdeu a sua vertente de RPG e Plataforma e se tornou um game de aventura linear e episódico, mais focado na ação e na narrativa direta.

Jogos pós Cálice de Fogo:

Seguindo a linha do Cálice de fogo, esses jogos obtiveram um investimento maior por parte dos desenvolvedores é assim como o anterior, são focados na ação.

Nesses jogos nós temos uma Hogwarts gigantesca e fiel ao retrato dos filmes e livros (Exceto o penúltimo game, assino como filme não acontece em Hogwarts.), mais de 13 magias para serem utilizadas, diversas poções, alguns personagens com as vozes dos livros e principalmente qualidade e polimento de um jogo grande.

Os jogos das Relíquias da Morte partes 1 e 2 podem até mesmo ser considerados jogos de tiro em terceira pessoa, de tanta ação frenética que acontece enquanto empunhamos varinhas mágicas.

Além dos jogos baseados nos livros/filmes tivemos também os Spin-off, como os jogos da Copa Mundial de Quadribol, e os jogos da série Lego, que por mais que tenham inspirações no universo do Bruxo, ainda segue a mesma jogabilidade e fórmula Lego.

Uma coisa é certa! Seja nos livros, nos filmes ou no mundo dos videogames, Harry Potter é um sucesso FENOMENAL e nós, fãs do bruxinho, estaremos sempre dispostos a embarcar pela plataforma 9 ¾.

Deixe uma Resposta

Bruno Sena
Campeão dos 100M rasos em séries da Netflix. Fã de quadrinhos, principalmente do Superman. Carioca, curte uma cerveja gelada no fim de semana, enquanto prepara seu plano de dominação mundial.