Arquivos

Especial Harry PotterGames

Harry Potter e o mundo dos Videojogos – Parte 2

No post anterior, relembre aqui, o foco foram os jogos portáteis de RPG para Game Boy Color e Advance, agora vamos focar nos jogos em geral para consoles e PC.

Os jogos são divididos em 2 períodos, que são Pré Cálice de fogo e Pós Cálice de fogo.

Jogos pré Cálice de Fogo:

  • Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001)
  • Harry Potter e a Câmara Secreta (2002)
  • Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004)

Foram lançados para, PC, PSX, PS2, Game Cube, Xbox e GBA.

São jogos de aventura e exploração, com um mundo semi aberto, e características de jogos plataforma. Esse usam como base narrativa os filmes do bruxo, e adicionam missões e lugares extras pra preencher a tua vida em Hogwarts. São jogos mais infantis, assim como os filmes, e voltados pro público casual de videogames.

Agora o divisor de águas da franquia:

Lançado para PC, PS2, Xbox, GameCube, PSP, Nintendo DS e GBA.

Esse jogo mudou completamente o rumo da franquia nos jogos eletrônicos. Foi a primeira aposta da EA em fazer um game AAA de Harry Potter e com isso trouxeram jogabilidade nova, gráficos bonitos pra sua geração, é uma narrativa mais adulta pro jogo, assim como a mudança que houve nos filmes.

No jogo você controla Harry, Roni e Hermione, cada um com seus feitiços próprios, e com um sistema de colaboração de feitiços, onde era necessário trabalho em equipe pra poder avançar no game. O jogo perdeu a sua vertente de RPG e Plataforma e se tornou um game de aventura linear e episódico, mais focado na ação e na narrativa direta.

Jogos pós Cálice de Fogo:

Seguindo a linha do Cálice de fogo, esses jogos obtiveram um investimento maior por parte dos desenvolvedores é assim como o anterior, são focados na ação.

Nesses jogos nós temos uma Hogwarts gigantesca e fiel ao retrato dos filmes e livros (Exceto o penúltimo game, assino como filme não acontece em Hogwarts.), mais de 13 magias para serem utilizadas, diversas poções, alguns personagens com as vozes dos livros e principalmente qualidade e polimento de um jogo grande.

Os jogos das Relíquias da Morte partes 1 e 2 podem até mesmo ser considerados jogos de tiro em terceira pessoa, de tanta ação frenética que acontece enquanto empunhamos varinhas mágicas.

Além dos jogos baseados nos livros/filmes tivemos também os Spin-off, como os jogos da Copa Mundial de Quadribol, e os jogos da série Lego, que por mais que tenham inspirações no universo do Bruxo, ainda segue a mesma jogabilidade e fórmula Lego.

Uma coisa é certa! Seja nos livros, nos filmes ou no mundo dos videogames, Harry Potter é um sucesso FENOMENAL e nós, fãs do bruxinho, estaremos sempre dispostos a embarcar pela plataforma 9 ¾.

Deixe uma Resposta

Bruno Sena
Carioca, fã do Superman e de quadrinhos em geral, além de jogar mais games do que deveria. Xbox live Gamertag: BrSena14