Final Fantasy | Como um jogo foi capaz de salvar uma empresa

0
145
views

O ano era 1987, e a Square, ainda sem o Enix no nome, era uma pequena empresa japonesa de jogos eletrônicos que passava maus bocados e estava prestes a fechar as portas, porém, um homem chamado Hironobu Sakaguchi, diretor de desenvolvimento da empresa, recebeu a missão de criar um último jogo, usando os recursos restantes da empresa e assim surgiu o Final Fantasy.

Primórdios dos RPG

Versão Original de Nintendo 8 bits

Quando Sakaguchi começou a trabalhar no projeto, viu que não era a melhor pessoa para fazer jogos de ação e resolveu apostar no mesmo caminho de Dragon Quest e Legend of Zelda. Criar um jogo de aventura, contar uma boa história e mergulhar no sistema de batalhas por turnos. Jogos de RPG eram escassos naquela época e Sakaguchi começou a trabalhar no enredo do game.

A Fantasia Final

Versão de Android

O enredo é sobre um mundo que foi tomado por monstros e escuridão, e quatro guerreiros da luz precisavam lutar contra as forças do mal e recuperar os 4 cristais elementais. Cada cristal estava em posse de um monstro das trevas e para enfrenta-los precisamos acumular experiência durante a nossa jornada e ficar cada vez mais fortes. Como era a última aposta da empresa, Sakaguchi resolveu chamar essa aventura de Final Fantasy, a fantasia final de um sonhador, e sua empresa.

Simples, mas difícil

Minha Party depois de receber as bençãos de Bahamut, lutando contra Tiamat!

Você inicia o jogo tendo que escolher criar 4 personagens, e tem algumas classes a sua disposição. Guerreiro, Monge, Ladrão, Mago Branco, Mago Vermelho e Mago Negro. A jogabilidade é extremamente simples, porém a dificuldade do jogo é elevada e sua paciência é testada a todo momento. O jogo não te dá nada de graça, e você vai precisar batalhar MUITO para conseguir enfrentar os chefes e conseguir recuperar os cristais. Tem lugares que é difícil dar mais de 2 passos sem encontrar uma batalha, tendo momentos que você vai acostumar gastar bastante dinheiro com estoques inteiros de itens para não ter que largar uma dungeon pela metade.

O Sucesso chegou

A primeira e também última Dungeon do game! (No Spoilers!)

A primeira versão do game vendeu mais de 400 mil cópias! Se somar os Remakes o jogo já vendeu perto de 2 milhões de cópias! Além do sucesso de vendas, Final Fantasy se tornou uma das franquias mais antigas ainda em desenvolvimento. O jogo entra Constantemente na lista de melhores jogos de todos os tempos, e é até hoje, junto com Dragon Quest, uma das maiores influências dos jogos de RPG atuais.

Múltiplas Versões

Versão de WonderSwan Color

Além da versão original, lançada em 18 de Dezembro de 1987, outras versões melhoradas foram lançadas, a primeira para MSX2, com uma ligeira melhoria gráfica. Depois para WonderSwan Color, com gráficos redesenhados e dificuldade ajustada. Uma versão para Game boy Avance, num pacote conjunto com o Final Fantasy II, chamado de Dawn of Souls. Uma versão para o primeiro PlayStation, chamado de Final Fantasy Origins, também em conjunto com o segundo jogo. Uma versão para celulares japoneses, também com gráficos ligeiramente melhorados. Uma versão definitiva para PSP, com novas animações, sistema de Magic Points, e com todas as adições anteriores. E a mais recente, uma versão para IOS e Android, bem semelhante com a do PSP, mas com animações ainda melhores e jogabilidade adaptada para smartphones.

Final Fantasy é excelente, e pode ser aproveitado até hoje! Eu mesmo acabei de terminar o jogo depois de mais de 8 horas de jogatina (HAHAHA)! Se tornou um dos meus jogos favoritos da série ao lado de Final Fantasy IV e Final Fantasy VI, mas esses são histórias para outro post!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here