Arquivos

DinastiaGoTLivrosSéries e TV

Game of Thrones: Quem foi e quem pode ser Azor Ahai?

Se você começou a assistir Game of Thrones há pouco tempo e, principalmente, nunca se interessou em ler os livros de George R R Martin, deve ficar um pouco perdido quando surge comentários sobre o tal de Azor Ahai. Geralmente o nome surge da boca daquele amigo que já leu os cinco volumes (e está xingando o escritor por ainda não ter lançado o sexto) e sabe tudo sobre a série, enquanto você ainda está tentando entender qual Targaryen veio primeiro. Esse texto é para você! Chega mais que vou te contar sobre o lendário dono da Luminífera.

Oito mil anos antes do aparecimento de Aegon Targaryen em Westeros (agora você já sabe quem veio primeiro), houve um inverno longo e rigoroso que foi chamado de A Longa Noite. No decorrer dos muitos anos que ela durou, os Outros (White Walkers) surgiram do extremo norte, trazendo um exército de Mortos. Os filhos da Floresta e os Primeiros homens ergueram-se para lutar contra eles, sem sucesso.

Azor Ahai é um herói lendário que foi escolhido por R’hllor, o Deus da luz, para lutar contra os Outros. Conta a lenda que ele tentou forjar uma espada, com vidro de dragão, para destruí-los. A primeira, levou 30 dias e noites para ser forjada. Quando foi mergulhá-la na água, ela se quebrou. Como Azor Ahai era de Westeros e não desistia nunca, ele tentou pela segunda vez. Essa, levou 50 dias e noites. No fim, para testá-la ele enfiou-a no coração de um tigre e ela se quebrou. Mas ele não desistiu e tentou pela terceira vez. Foram necessários 100 dias e noites para forjar aquela espada e, no fim, ele chamou sua esposa Nissa Nissa e cravou a espada em seu peito, pois acreditava que a alma da pessoa amada iria fazer a espada funcionar. E foi assim que surgiu A Luminífera, a espada vermelha dos heróis. Com ela, Azor Ahai expulsou os outros de volta ao extremo norte e um longo verão se iniciou… Brandon Stark, o construtor, ergueu A Muralha com gelo, cascalho e magia, para impedir que os Outros voltassem.

Uns três mil anos depois, seguidores do Deus da luz, de Asshai, fizeram uma profecia: Azor Ahai voltaria quando outro inverno chegasse. E esse seria muito longo. Ele renasceria como “O Príncipe Prometido para desafiar os Outros”, em meio a fumaça e sal para acordar os dragões de pedra. Quando esse inverno chegasse, esse príncipe prometido deveria empunhar a Luminífera mais uma vez. E se ele fosse derrotado, a humanidade pereceria junto com ele.

Bem, o inverno chegou e agora queremos saber quem pode ser o príncipe, ou princesa, prometido. Há alguns pontos da profecia que ajudam a reconhecer quem poderia ser. Ele teria sangue de dragão, seria nascido entre fumaça e sal, sob uma lua sangrenta, sacaria uma espada flamejante, acordaria dragões de pedra e, possivelmente, envolveria um sacrifício, assim como foi com Nissa Nissa. Tendo em vista esses pontos, aqui estão os finalistas a heróis:

  1.  Jon Snow
    Bem, Jon, apesar de não saber de nada, tem sangue de dragão, já que é filho de Rhaegar e neto de Aerys. Ele nasceu à beira do mar, na Torre da Alegria. A espada Garralonga é a lendária espada de aço valiriano da casa Mormont, que já provou ser capaz de matar os Outros. Quanto ao sacrifício, a pobre Ygritte foi a vítima. Essa parece ser a aposta de Melisandre, também, embora as apostas dela sejam meio furadas. Vide Stannis…
  2. Daenerys Targeryan
    A nascida da tormenta é a última filha do rei Aerys. A teoria é que ela renasceu nas chamas, após a morte de Khal Drogo (o que podemos chamar de sacrifício, pois foi ela que o matou), e deu à luz aos três dragões. E havia um cometa passando no momento. Só falta a espada, mas há quem diga que os seus dragões sejam a nova Luminífera.
  3. Tyrion Lannister
    Teorias dizem que, na verdade, o caçula dos Lannisters seria filho bastardo do rei Aerys. Mas é falho quantos aos outros requisitos, embora Shae tenha sido o seu sacrifício.

Há outros possíveis candidatos, como Jamie Lannister, Bedric Dondarion e até mesmo Samwell Tarly. Mas acredito que deva ficar entre os três acima o título de salvador da humanidade. E já que o sexto livro está demorando para sair, creio que saberemos em uma temporada e cinco episódios.

Deixe uma Resposta

Marcelle Suazquita
Dcnauta que adora a Marvel. Aluna imaginária da Corvinal que sonha em ser uma Elfa e casar com Clark Kent. Responsável - e irresponsável - por dar pitacos em séries, filmes e literatura. Bernard Cornwell é meu lorde e senhor.