Arquivos

Eventos e Lugares

Evento | FLIPOP – Feira Literária Pop

No último fim de semana, 8 e 9 de julho, aconteceu a 1ª edição da FLIPOP – Feira Literária Pop no Pavilhão Amarelo Expo Center Norte em São Paulo, o evento foi organizado pela Editora Seguinte que é o selo para literatura jovem da Companhia de Letras.

O evento tem como objetivo promover a literatura jovem nacional e internacional aqui no país e para tanto, alguns autores foram convidados para participar do evento.

ACESSO
O acesso ao evento era fácil: Poderia ser feito por transporte público, transfer (durante o dia todo) do terminal Tiete até o Pavilhão Amarelo ou com veículo próprio, já que o espaço tinha estacionamento.

ENTRADA
Ao chegar lá no primeiro dia de visita, tínhamos que apresentar o ingresso impresso ou pelo app no celular para poder retirar a credencial. Na entrada ganhamos também pulseiras numeradas que foram utilizadas para organizar as sessões de autógrafos, ganhamos também uma ecobag com Botton, alguns marca páginas, um vale para participar de uma brincadeira valendo prêmios do Turista Literário e um formulário para ajudar a organização a entender o que achamos do evento.

ALIMENTAÇÃO
O evento contou com uma mini praça de alimentação na área externa que tinha food trucks de hambúrguer/dog, massas, brigadeiro gourmet, tapioca e cafés.

ESPAÇO
Como o evento era destinado a aproximar autor e leitor, poucos ingressos foram vendidos e, por conseguinte, o espaço utilizado não era muito grande, mas foi o suficiente para comportar todos que participaram.

No hall de entrada ficaram alguns “stands”:

  • Saraiva, com 3 ilhas de livros separadas em livros aleatórios da Seguinte, séries famosas da Seguinte e a terceira era com livros dos autores que participariam do evento.
  • Uma cabine de foto instantânea da Photogloob com a Papel Pólen e a Seguinte, onde era possível usar acessórios e tirar quantas fotos quiséssemos durante os dois dias do evento (eu fui 7 vezes haha).
  • Turista Literário, demonstrando suas malas e fazendo uma brincadeira com prêmios.
  • Brincadeira de tiro ao alvo inspirada na série de livros A Rebelde do Deserto.
  • Mesas com Bandeiras do Brasil que seriam dadas aos autores internacionais estavam disponíveis para serem assinadas.

E depois tinha o salão onde foram feitos os painéis e o salão onde foi realizado o Baile de Gala: A Seleção.

PAINÉIS
Mesa 1 – O poder da internet com Chris Sales, Eduardo Cilto e Pâm Gonçalves
Mesa 2 – Clichês: os que amamos e os que precisam parar com Iris Figueiredo e Vitor Martins
Mesa 3 – Construindo um mundo real: diversidade na ficção com Bárbara Morais, Eric Novello e Jim Anotsu
Mesa 4 – A Rebelde do Deserto com Alwyn Hamilton
Mesa 5 – Dicas de escrita com Socorro Acioli e Equipe Seguinte
Mesa 6 – A lógica inexplicável e os segredos do universo com Benjamin Alire Saénz
Mesa 7 – Das páginas para a tela: adaptação e transmídia com Larissa Siriani e Luiza Trigo
Mesa 8 – Profissão fã com Babi Dewet, Frini Georgakopoulos e Mayra Sigwalt

Nas mesas com os autores internacionais foi utilizado um sistema de tradução simultânea para que todos os presentes pudessem acompanhar e compreender tudo o que fosse falado.
A organização também deixou um horário separado para que todos pudessem pegar autografo e tirar fotos com os autores internacionais Benjamin Alire Saenz e Alwyn Hamilton.

BAILE DE GALA: A SELEÇÃO

O baile de gala foi temático, baseado na série de livros de princesas A Seleção da Kiera Cass.
A decoração estava lindíssima, tinha um DJ que tocou todas as mùsicas pop atuais, tinha uma arara com vestidos de princesas bem semelhantes aos que aparecem nas capas dos livros para que o pessoal pudesse vestir e entrar na brincadeira (ou dança).

Fui aos dois dias de evento e acabei positivamente surpreendida, minhas expectativas foram de longe superadas! Conheci um monte de leitores e autores legais e pude compartilhar um pouquinho desse meu amor doido pelos livros – risos.

As ressalvas ficaram para as poucas opções de alimentação e pelos preços exageradamente caros dos livros que estavam à venda.

Espero que essa tenha sido a primeira edição de muitas.

 

2 Comentários

Deixe uma Resposta

Andressa Popim
Oii, meu nome é Andressa Popim, Minha principal diversão é ler, ver filmes e series ♡