De Volta aos Anos 80 | Filmes de aventura

0
218
views

De todas as listas possíveis em relação ao cinema dos anos 80, creio que essa é a mais difícil. Grande parte desses filmes viraram clássicos. São queridos e cultuados pela cultura Pop. Escolher 10 filmes, então, é praticamente impossível e muitos maravilhosos ficaram de fora. Filmes como Top Gun, os Garotos Perdidos e O rapto do menino dourado, por exemplo ficaram de fora porque simplesmente não dá para colocar todos. Outros, como Robocop e Duro de Matar entrarão em outras listas. Logo, antes que me xinguem porque o filme preferido de vocês está de fora, esperem os próximos “De Volta aos Anos 80”. Agora, apertem os cintos que o DeLorean vai partir!

  1. Indiana Jones e a Arca Perdida (1981)

Direção: Steven Spielberg
Elenco: Harrison Ford, Karen Allen

Se Star Wars elevou Harrison Ford a estrela de cinema em 1977, este foi o filme que o consagrou definitivamente. Não há como alguém vivo dizer que nunca viu qualquer referência a esse que é um dos maiores clássicos da história do cinema. Tão bom que rendeu 3 continuações e há boatos de um quinto filme vindo em 2020. Será que nosso Indy aguenta?

Para quem viveu em uma caverna até hoje, o filme conta a história do sexy, maravilhoso, corajoso, aventureiro arqueólogo Indiana Jones na procura de um artefato religioso histórico, a Arca Da Aliança. Esta arca transformaria seu dono em alguém invencível, então, ele tem que mantê-la longe dos nazistas. Com seu chapéu e seu chicote, nós nos apaixonamos por Indy no meio disso…

  1. ET – O Extraterrestre (1982)

Direção: Steven Spielberg
Elenco: Henry Thomas, Drew Barrymore

Um dos filmes mais lindos, emocionantes e queridos de todos os tempos, que transformou – o já consagrado – Spielberg em Midas. Com Drew Barrymore estreando a carreira como uma menina mais do que adorável, um Elliott com quem nos identificamos e o ET mais carismático da história do cinema, não tinha como esse filme dar errado. Algumas das nossas cenas e falas mais inesquecíveis são desse filme.

Elliot é um jovem rapaz que encontra um ser de outro planeta no quintal de sua casa. Eles se tornam amigos, enquanto o menino ajuda o ET a voltar para casa. Et phone home…

  1. Gremlins (1984)

Direção: Joe Dante
Elenco: Zach Galligan, Phoebe Cates

Quem não ama Gizmo? Aquele bichinho exótico e fofinho que todos nós queríamos levar para casa. Ele é adorável, carinhoso, lindinho… mas não o alimente após a meia noite ou o molhe! Ou faça tudo isso porque os Gremlins são divertidos demais!

Um inventor procura um presente para seu filho em uma loja em Chinatown e acaba levando um bichinho adorável, mas que vem com um monte de recomendações. Que obviamente não são seguidas…

  1. Karatê Kid (1984)

Direção: John G. Avildsen
Elenco: Ralph Macchio, Pat Morita

Karatê Kid é o filme que nos ensina que a gente pode enfrentar os nossos bulliers aprendendo a encerar um carro e pintar parede. E isso é sensacional! Quem não torceu por Daniel (San) Larusso contra o Johnny como se ele fosse da nossa família? Aquele golpe de águia lavou nossa alma nerd! E quem não queria que o senhor Miyagui nos ensinasse aquele paranauê que ele fez para consertar o joelho do Daniel para usar naquele dia que a coluna fosse pro brejo? Eu quero até hoje! Ah! E parece que Daniel e Johnny voltarão a se encontrar na série para o YouTube Cobra Kai (Prevejo zoeira pelo nome).

Daniel Larusso se envolve com a ex-namorada de um encrenqueiro que treinava karatê em uma grande academia da cidade. Para se defender, ele começa a aprender a arte com o mestre Miyagui e acaba entrando em um campeonato.

  1. A História sem Fim (1984)

Direção: Wolfgang Petersen
Elenco: Noah Hathaway, Barret Oliver

Só em falar dele a música Neverending Story já toca na minha cabeça! Se você passou pela infância sem assistir esse filme, melhor voltar no tempo e procurar por ele. Essa lindíssima e poética história é absolutamente sensacional! Sim, era meu filme preferido quando eu era criança e perdi a conta de quantas vezes o vi. Eu tinha verdadeiro pavor do Nada e amava Atreyo! Como eu queria voar no Falco! Aliás, até hoje quero saber o nome da mãe de Sebastian, que ele grita da janela.

Sebastian é um menino de muita imaginação, que acabou de perder a mãe. Um dia, fugindo de uns meninos que o perseguiam na escola, ele entra em uma livraria. Lá, ele acha um livro, classificado como perigoso, chamado Fantasia. Ao ler, ele descobre um mundo incrível que estava sendo destruído pelo Nada, e que só uma criança humana poderia salvá-lo da completa extinção.

  1. O feitiço de Áquila (1985)

Direção: Richard Donner
Elenco: Matthew Broderick, Michelle Pfeiffer, Rudger Hauer

Um dos meus filmes de Sessão da Tarde preferidos! Imaginem duas pessoas que se amam serem condenadas a se ver apenas durante alguns segundos, por dia, no nascer e no pôr do sol? Triste, né? Essa é a premissa desse delicioso filme.

O bispo de Áquila descobre que sua amada Isabeau está apaixonada por um cavaleiro. Então ele decide lançar uma maldição no casal, transformando Isabeau em uma águia durante o dia e o cavaleiro em um lobo, durante a noite, de forma que um não conseguisse ver o outro na forma humana, em momento algum.

  1. Os Goonies (1985)

Direção: Richard Donner
Elenco: Sean Astin, Josh Brolin, Corey Feldman

Com uma canção original perfeita composta por Cindy Lauper, esse é definitivamente um dos melhores filmes dos anos 80! Tem emoção, aventura, suspense, romance, comédia e tudo o mais de forma muito bem colocada. O elenco é estelar e todos, sem exceção, dão a impressão de serem imprescindíveis para o filme funcionar. A química é tão boa que é uma pena que hoje apenas um único filme dos Goonies.

Um grupo de amigos, que se denominavam os Goonies, encontram um mapa de um pirata chamado Willy, o caolho, que levava a um tesouro perdido. Lutando para salvar as suas casas, de onde seriam despejados, eles resolvem entram em uma grande aventura para achar o tesouro.

  1. De Volta Para o Futuro (1985)

Direção: Robert Zemeckis
Elenco: Michael J Fox, Christopher Lloyd

O que falar de uma das melhores trilogias de todos os tempos? Essa merece um artigo só dela, mas não tinha como não citá-la aqui. Em 1985, nós descobrimos que se batermos a cabeça no banheiro, podemos ter a idéia de um capacitor de fluxo que pode tornar possível a viagem no tempo. Descobrimos que um DeLorean é uma excelente máquina do tempo e que não devemos roubar plutônio de ninguém. E aprendemos que cada ação em nosso passado pode provocar uma grande mudança em nosso futuro.

O início dessa trilogia maravilhosa nos apresenta Marty McFly, um garoto de uma pequena cidade americana, que é transportado para 1955, por causa de uma experiência de seu amigo, o cientista Dr Emmett Brown. Lá, por causa de um erro seu, ele tem que reunir seus pais e dar um jeito de voltar para o futuro. Imperdível!

  1. Os Aventureiros do Bairro Proibido (1986)

Direção: John Carpenter
Elenco: Kurt Russel, Kim Catrall

Antes de Kim Catrall falar sobre o sexo e a cidade, ela participou dessa deliciosa e mágica aventura. Os efeitos especiais são condizentes com a época, mas são bons e a história é super envolvente. Provavelmente vocês já esbarraram com esse filme na sessão da tarde.

Um caminhoneiro aceita levar um amigo para buscar a noiva no aeroporto. Mas os olhos verdes da moça encantam um feiticeiro e começa uma grande batalha entre o bem e o mal.

  1. Conta Comigo

Direção: Rob Reiner
Elenco: River Phoenix, Corey Feldman, Will Wheaton, Jerry O’Connel

Mais um filme que a canção original é inesquecível! Stand by me é pano de fundo dessa incrível história que fez muita adolescente suspirar nos anos 80, por causa de seu elenco estelar.

Quatro meninos descobrem que acharam um corpo de um desconhecido perto das suas casas. Então eles resolvem ir até o local ver o corpo. O que era para ser apenas mais uma aventura em suas vidas se torna o evento mais marcante delas. Filme lindíssimo!

Faltou algum aqui na lista? Comentem! Comentem!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here