Arquivos

Cultura PopFilmes

De volta aos anos 80 | Comédias Românticas

Nenhuma década anda mais em alta que os anos 80. Temos séries (Stranger Things que o diga), filmes, músicas, brinquedos e muito mais, que, vez ou outra, voltam à pauta. Essa nostalgia é uma delícia para aqueles, como eu, que vivemos esta década maravilhosa. E mais legal ainda para aqueles que nasceram depois de 1990 e estão descobrindo tudo isso agora.

Eu estava fazendo hora, em frente à TV, semana passada e começou a passar Namorada de Aluguel. Eu dei um pulo porque era um dos meus “Filmes de Sessão da Tarde” preferidos. Então me veio a idéia: Por que não escrever sobre o que mais gostávamos nos anos 80? Mas o universo de filmes, bandas, desenhos e tudo o mais é tão grande que não daria para resumir em um único artigo. Por isso resolvi fazer uma pequena série semanal “De volta aos anos 80”. E como foi com uma comédia romântica que senti a vontade de conversar com vocês, é com elas que vou começar!

A década de Molly Ringwald é tão rica de boas comédias que foi muito difícil abrir o baú no Túnel do Tempo e escolher algumas para vocês. Mas coloquei meu vestido rosa shocking, pendurei meus pôsteres de Tom Cruise (de quando ele ainda era normal) e Rob Lowe, e liguei meu 3 em 1 com Patrick Swayze cantando She’s like the Wind e consegui! Entrem no Delorean comigo e vamos lá!

1) Negócio Arriscado (1983)

Diretor: Paul Brickman
Elenco: Tom Cruise, Rebecca de Mornay

Na década em que Tom Cruise era o queridinho de 10 entre 10 meninas, antes da Cientologia, ele estrelou esta comédia deliciosa. Joel é um rapaz recém-saído da escola que decide, enquanto os pais estão viajando, fazer uma noite de loucura. Ele contrata uma garota de programa para passar a noite com ele, mas tudo, tudo mesmo, dá errado e ele precisa levantar uma boa soma de dinheiro para reparar todos os estragos. E não é que ele descobre uma maneira de se dar muito bem nesse “negócio”?

Se vocês já viram alguém vestido com uma camisa branca, de cuecas e óculos escuros, em uma festa a fantasia, é de Joel que ele está vestido, por causa de uma cena inesquecível deste filme!

2) Gatinhas e Gatões (1984)

Diretor: John Hughes
Elenco: Molly Ringwald, Michael Schoeffling, Anthony Michael Hall

Se alguém é a rainha das comédias dos anos 80, esse alguém é Molly. Nós vamos ter mais filmes com ela nessa lista porque é impossível escolher apenas um. Sua aparência doce, tímida e comum fazia qualquer garota se colocar em seu lugar. É daí que acredito ter vindo todo o seu sucesso na época.

Gatinhas e Gatões, título (tosco) no Brasil de Sixteen Candles, conta a história de uma menina comum que é apaixonada por um cara que namora a garota mais popular da escola. E é isso. Mas é tão adorável que não tem como não amar esse filme.

3) Quase Igual aos Outros (1985)

Diretor: Lisa Gottlieb
Elenco: Joyce Hyser, William Zabka

Uma garota acredita que não conseguiu estágio por ser mulher, então, resolve ir para outra escola, fingindo ser homem, e reapresentar seu artigo lá. O problema é que ela se apaixona por um amigo de escola.

Esse filme nos mostra que se cortarmos o cabelo curtinho e enfaixarmos o peito, podemos passar por homem. Apesar da ideia ser boba, o filme é legal e é precursor de outros da mesma temática.

4) Admiradora Secreta (1985)

Diretor: David Greenwalt
Elenco: C Thomas Howell, Kelly Preston, Lori Loughlin

Esse foi um grande sucesso das sessões da tarde dos anos 90! É uma das minhas comédias românticas preferidas da época, pois não é piegas, mas muito, muito divertida! Michael é apaixonado por Deborah e não percebe que sua melhor amiga Toni sente o mesmo por ele. Michael escreve uma carta anônima para a crush, mas uma grande confusão começa por causa dessa carta. É para dar muitas risadas!

5) A Garota de Rosa Shocking (1986)

Diretor: Howard Deutch
Elenco: Molly Ringwald, John Cryer, Andrew McCarthy

Molly, de novo, é uma garota de classe baixa que se apaixona por um dos meninos mais ricos e populares da escola. Eles começam um relacionamento reprovado por todos, inclusive seus amigos mais próximos.

É muito Cinderela a cena que ela entra no baile da escola com o vestindo o vestido, rosa shocking, reformado de sua mãe. Filme lindo pra aquecer os corações!

6) Alguém Muito Especial (1987)

Diretor: Howard Deutch
Elenco: Erick Stolz, Mary Stuart Masterson, Lea Thompson

Mais um da série “Filmes que amávamos da Sessão da Tarde”. Keith é um estudante meio desajeitado e tímido que é apaixonado por Amanda, a menina mais popular da escola, e tenta conquista-la com a ajuda de sua melhor amiga Watts. Quando Watts percebe que tem sentimentos pelo amigo as coisas se complicam. O legal desse filme? O fim não é o que parece que vai acontecer no início.

7) Namorada de Aluguel (1987)

Diretor: Steve Rash
Elenco: Patrick Dempsey, Amanda Peterson

Antes de Patrick Dempsey se tornar McDreamy, ele era um garoto bem esquisito. Cansado se ser um dos perdedores da escola, decide comprar um vestido para uma das meninas populares da escola, se ela fingir ser sua namorada.

A cena da Dança do Tamanduá Africano entrou para a história e duvido que você assista esse filme sem tentar dançar uma única vez!

8) Dirty Dancing (1987)

Diretor: Emile Ardolino
Elenco: Jennifer Grey, Patrick Swayze

Nem sei o que dizer desse filme, que merece um artigo só dele. Há incontáveis referências sobre ele, na cultura pop, em filmes, livros e afins, de tão inesquecível que ele é! Provavelmente um dos filmes que mais assisti na vida, cantei e dancei as músicas.

Baby é uma jovem que vai com a irmã e os pais para um sonolento resort. Porém, tudo muda quando ela conhece, e se apaixona, por Johnny, o instrutor de dança do lugar, e se torna sua parceira.

As melhores músicas, as melhores coreografias e uma história deliciosa são motivo suficiente para vocês assistirem esse filme. E duvido que não terminem cantando “I’ve had the time of my life” e tentando fazer o salto! Assistam porque “ninguém deixa Baby de escanteio”…

9) Harry e Sally – Feitos um para o Outro (1989)

Diretor: Rob Reiner
Elenco: Meg Ryan, Billy Crystal, Carrie Fisher

Essa é uma das comédias românticas mais sensacionais de todos os tempos. Com um roteiro delicioso de Nora Ephron, ele conta a história de Harry e Sally, duas pessoas que viajam juntos para Nova York e, durante 12 anos, passam a se encontrar esporadicamente. Tem uma trilha sonora lindíssima e diálogos perfeitos!

Se vocês estavam em outro planeta e não assistiram ainda, divirtam-se com a cena do restaurante. E, não assistam do lado de seus pais.

Lembram de mais algum? Contem nos comentários!

Deixe uma Resposta

Marcelle Suazquita
Dcnauta que adora a Marvel. Aluna imaginária da Corvinal que sonha em ser uma Elfa e casar com Clark Kent. Responsável - e irresponsável - por dar pitacos em séries, filmes e literatura. Bernard Cornwell é meu lorde e senhor.