Crítica | Sierra Burgess é uma Loser

1
188
views

Depois do sucesso de Para todos os Garotos que já Amei (confira nossa critica aqui), a Netflix lançou uma nova comédia romântica. 

Sierra Burgess é uma Loser conta a história de uma adolescente inteligente, mas que não se encaixa exatamente nos padrões de beleza impostos no ensino médio. Quando um incidente de confusão de identidade resulta em um romance inesperado em sua vida, ela se vê precisando se juntar a garota mais popular da escola para poder ficar com o menino que gosta.

Assisti o filme sem ler a sinopse, meu interesse era acompanhar o trabalho da Shannon Purser (a Barb de Stranger Things) e Noah Centineo (Para todos os Garotos que já Amei). E claro, aproveitar uma história com uma protagonista gorda, o que é tão raro.

Minha decepção começou logo nos primeiros minutos do filme, parecia estar assistindo uma comédia romântica dos anos 90 recheada de clichês e preconceitos.

O figurino da Sierra é horrendo, parece uma senhora de 80 anos. Custava criar uma protagonista gorda que se vestisse ao menos como uma adolescente? Era como se o filme dissesse, se você é gorda, por favor, só use roupas horríveis que não valorizem seu corpo. Obviamente ela tem um melhor amigo caricato e sofre bullying da menina loira, magra e popular e suas duas amigas (zZzzzZ).

Pois bem, a tal vilã (Veronica) passa o número de Sierra para um garoto (Jamey) em uma lanchonete e eles começam a conversar via mensagem. Ah que legal, ela tentou ser maldosa mas acabou ajudando, né?

ERRADO! A Sierra é gorda lembra? Então ela não pode contar para o garoto quem ela é de verdade, então ela finge ser a garota “bonita” e passa o filme inteiro mentindo para o cara que ela diz amar. (Oi Catfish, eu tenho um caso para vocês!)

Ela e a garota popular resolvem se ajudar para conquistar seus respectivos crushes. Por um momento você pensa que ótimo garotas que se ajudam, ok, vamos fingir que não tá tudo errado aqui e seguir a história. Sierra ensina Veronica a parecer mais inteligente e Veronica faz video chamadas e saí com Jamey (Já estão irritados? Eu já estava querendo desistir nesse ponto).

A amizade entre elas e o relacionamento com Jamey crescem, por isso ela deixa de fazer os deveres de casa, para de se relacionar com seu melhor amigo e continua mentindo sobre tudo. Em resumo, no final do filme todas as mentiras são descobertas, ela é perdoada e eles vivem felizes para sempre. Fim. Exatamente, mensagens erradas são passadas no filme inteiro e no final, ninguém sofre nenhuma “punição”, por menos que seja.

A próxima parte deste post será apenas para spoilers. Selecione o texto para ler.

Algumas passagens do filme me enojaram profundamente são elas:

  • A cena em que Sierra toma o lugar de Veronica e beija Jamey sem ele saber, já que estava de olhos fechados. (ASSÉDIO)
  • Na festa um cara que ela nunca vê na vida beija seus seios através da blusa porque tem um cachorrinho estampado nela. (ASSÉDIO)
  • Sierra expõe uma fotografia de Veronica semi nua para a escola toda ver. (CRIME)
  • A Orientado Vocacional que passa o filme inteiro dizendo para Sierra que ela não é nada de especial, e por isso nunca vai entrar na faculdade que deseja. (DESMOTIVAÇÃO)
  • Sierra fingir ser surda (diante de um garotinho surdo) e mexer as mãos sem sentido nenhum e depois rir da situação. (PRECONCEITO E MENTIRA)

O filme não está interessado nos detalhes. As conversas supostamente profundas durante as quais deveríamos ver os personagens se apaixonarem são sobre coisas banais como comidas, cores e animais favoritos. Um material que poderia ser uma merecida representação e trazer uma mensagem de auto-confiança, acaba sendo uma confusão transfóbica, homofóbica e que ainda tira sarro de transtornos graves. Talvez as únicas coisas que salvem esse filme é seu elenco (que se esforça muito para fazer dar certo) e sua trilha sonora. O longa se perde quando na, desnecessária, receita clássica dos romances dos anos 90. Por fim, um título melhor para este filme poderia ser Sierra Burgess é uma mentirosa.

Depois do sucesso de Para todos os Garotos que já Amei (confira nossa critica aqui), a Netflix lançou uma nova comédia romântica.  Sierra Burgess é uma Loser conta a história de uma adolescente inteligente, mas que não se encaixa exatamente nos padrões de beleza impostos no ensino médio. Quando um incidente de confusão de identidade resulta em um romance inesperado em sua vida, ela se vê precisando se juntar a garota mais popular da escola para poder ficar com o menino que gosta. Assisti o filme sem ler a sinopse, meu interesse era acompanhar o trabalho da Shannon Purser (a Barb de…
Sierra (Shannon Purser) é uma adolescente inteligente, mas que não se encaixa exatamente nos padrões de beleza impostos no ensino médio. Quando um incidente de confusão de identidade resulta em um romance inesperado em sua vida, ela se vê precisando se juntar a garota mais popular da escola para poder ficar com o menino que gosta.

Sierra Burgess é uma Loser

Roteiro
Fotografia
Edição
Trilha Sonora
Figurino
Direção
Direção de Arte

Sierra (Shannon Purser) é uma adolescente inteligente, mas que não se encaixa exatamente nos padrões de beleza impostos no ensino médio. Quando um incidente de confusão de identidade resulta em um romance inesperado em sua vida, ela se vê precisando se juntar a garota mais popular da escola para poder ficar com o menino que gosta.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here