Arquivos

Cultura PopQuadrinhos

BFFs da HQs – Quem são os melhores Superamigos.

Cá entre nós, escrever alguma lista de melhores é pedir pra ser apedrejado. Eu sei, mas esta é a lista da amizade, do companheirismo. Afinal, todo mundo quer saber em que ombro seu herói favorito chora as mágoas ou pra quem ele manda aquele Wapp maneirão zuando o Aquaman (rsrs).  Brincadeiras à parte, o fato que há nos quadrinhos grandes amizades, que superam diferenças, personalidades e que são fortes como o Hulk, mesmo que os grandes amigos às vezes sejam tão opostos. Sim este é o ponto que me deparei quando fui pesquisar sobre este tema, a maioria das vezes os “melhores amigos” pensam ou agem de formas muito opostas. Ok, chega de lero-lero e vamos a nossa listinhas, lembrando que não é uma lista definitiva, afinal cada um tem a sua lista de qualquer assunto e a ordem é aleatória, não tem ordem de relevância, afinal amizade verdadeira não se mede.


Lanterna Verde e Arqueiro Verde

Quando eu descobri que os dois haviam se unido em uma mesma revista, lá na década de 1970, achei poderia ter sido algo relativo ao fato dos dois serem “green”, afinal o fato de ambos compartilharem a mesma cor em seu codinome é algo tão “original”. Ou sei lá, poderiam ser as fracas vendas, que às vezes fazem com as editoras tomem decisões bem loucas. No entanto, a história deste dois vai além da questão mercadológica ou uma onda verde (kkkk). Os dois eram tão opostos na maneira de ver as coisas, o Arqueiro mais democrata (comunista, quase), já o Lanterna um republicano autêntico. Ambos queriam o bem, mas de jeitos diferentes.  Histórias que exploravam, diferenças sociais, racismo entre tantos temas polêmicos, mas que mostravam que ambos, apesar das diferenças tinham tanto em comum. A descoberta feita pelo Lanterna, de que Ricardito (Arsenal na série Arrow), Side-Kick do Arqueiro, era usuário de drogas foi marcante e fez com a amizade de ambos os heróis esmeraldas ficasse ainda mais forte e perdurasse até os dias de hoje.

 


Professor X e Magneto

Amigos desde o momento que se conheceram, Eric Magnus e Xavier lutavam pela mesma causa, sempre com muito respeito um pelo outro. Eram iguais entre si, eram mutantes, eram como irmãos. O grande problema que começou a abalar essa grande amizade foi o jeito que cada um via como a solução para os mutantes serem aceitos. Pacifista, o professor queria um mundo em que humanos e mutantes vivessem juntos. Já Magnus não acreditava nisso, queria vencer pelo terror e pela força, já que os mutantes eram superiores, ao seu ponto de vista. Eram como Martin Luther King e Malcolm X, no sentido ideológico. Porém mesmo com as diferenças, a amizade nunca se acabou e em diversas vezes ajudaram um ao outro.


Capitão x Falcão x Soldado Invernal

Melhor do que ter um melhor amigo é ter dois. E até nisso o Capitão América é o melhor! A amizade mais antiga que se tem notícia nas histórias em quadrinhos é a dele com Bucky, que mais tarde viria a se tornar o Soldado Invernal. No início da chamada era de ouro, buck atuou inicialmente como um Side-Kick para o Capitão América, mas com o passar dos anos ganhou mais espaço nas histórias e amizade entre eles só aumentou, chegando inclusive ao ponto de Barnes vestir o manto Capitão após a morte do sentinela. Aliás vestir o uniforme de Steve Rogers não foi só privilégio de Bucky. O outro superamigo, que o Sentinela conheceu após a morte do Barnes, é Sam Wilson, o Falcão, e o mesmo já vestiu o manto do capitão nas HQs, após Steve Rogers se aposentar. Steve e Wilson, dividiram uma revista juntos e o respeito entre os dois era algo muito bem explorado nas publicações.


Mickey x Pateta
Se tem uma dupla sempre funcionou perfeitamente bem é esta. Com equilíbrio perfeito e uma química que só era possível devido aos dois opostos que se somam e que fazem um Rato inteligente e boa praça e um Cachorro (???) atrapalhado se tornarem uma dupla imbatível. Seja enfrentando o
Bafo de Onça, Os irmãos Metralhas, Mancha Negra, entre outros, seja como uma dupla de Detetives particulares, agentes secretos ou super-heróis não tinha como não se divertir com os dois. Apesar do Donald ter uma química com Mickey em algumas animações, nas HQs o Pateta sempre será a melhor dupla que você respeita do Mickey.


Cascão x Cebolinha

E sim, deixei o melhor pro final! Eu cresci em meio a revistas do Maurício de Souza e se existe uma amizade que me marcou demais foi esta. Seja em meio a algum PLANO PELFEITO do Cebolinha pra pegar o coelho da Mônica, algum jogo no campinho, alguma aventura contra o Louco ou o Capitão Feio. Era uma dupla perfeita: o engomadinho que falava errado e o menino que não gostava de tomar banho. Tem uma história famosa, que saiu em vários almanaques, chamada “AMIZADE”. É ler e os olhos lacrimejarem.

Amizades é o que não faltam nos HQs. Tem Tony Stark e Rholdes, Constantine e Monstro do Pântano, Wolverine e Noturno, Superman e Jimmy Olsen, Gordon e Batman, Luke Cage e Punho de Ferro, enfim, tem muitos e não dá pra colocar todas aqui. Acredito que este compilado só demonstra algumas que me marcaram e já serve pra mostrar que amizades podem surgir das diferenças ou das similaridades, que amizades não tem raça, credo ou ideologia, elas acontecem e quando verdadeiras perduram por muitos anos, ou no caso, por muitas páginas.

Deixe uma Resposta

Neto Sambora
Nerd e Publicitário da cidade do sanduíche. Amo chocolate, hambúrguer, Coca-Cola zero (sim, sou estranho!) e tudo que o Mark Millar escrever. Não me julguem, mas conheci Star Wars com o Ameaça Fantasma e sou fã do Nicholas Cage!