Arquivos

Música

As Músicas da Copa do Mundo

Dia de abertura da Copa do Mundo! Aquele dia que esperamos tanto a cada 4 anos, enfim chegou! Com ele, vem toda aquela ansiedade e programação para o próximo mês: o bolão do trabalho e dos amigos, a cerveja e o churrasco para os jogos, a nova TV da sala.

Com a Copa do Mundo, vem o espetáculo da abertura antes do pontapé inicial, esse ano protagonizado por Rússia e Arábia Saudita. Mas sabe uma coisa que vem junto com esse momento que para o mundo da bola? As músicas da Copa!

Nem sempre um sucesso, mas está lá presente. Seja a música oficial do torneio, a musiquinha da abertura de cada partida ou aquela música não oficial que fez um baita sucesso, a Copa do Mundo sempre nos traz lembranças. Vamos a algumas que marcaram esse momento.

França 1998 – La Copa de La Vida (Ricky Martin)

A mais antiga dentre as citadas nessa lista, mas sem dúvida a mais empolgante! A batida latina de Ricky Martin foi a responsável por ser o carro chefe da Copa da França, em 1998.

Não temos boas lembranças dessa Copa como torcedores brasileiros, mas que a música é perfeita para momentos de torcida e festa, isso não há como negar!

“Tu e yo, ale ale ale!”

Coréia do Sul e Japão 2002 – A Festa (Ivete Sangalo)

2002 não teve uma música tema tão marcante para a época, ou até mesmo para a história das Copas. Boom, da cantora Anastacia não decolou (alguém se lembra dela?)

A minha escolha para esse ano fica com a música do penta, como assim ficou conhecida por algum tempo. Tema das principais coberturas da seleção brasileira no continente asiático, e utilizada pelo técnico Felipão para motivação do time, merece destaque na campanha do penta.

Alemanha 2006 – The Time of Our Lives (Il Divo) / Hips Don’t Lie (Shakira)

Se eu não te dissesse que estávamos falando sobre músicas da Copa, você acharia até estranho essa música estar relacionada aqui. Pois é, eu também achei. 2006 não foi uma Copa boa para nós (não é, Roberto Carlos?), então nem música destaque para o Brasil tivemos neste ano.

O fiasco na música da Copa estava decretado, mas daí Shakira (sim, a rainha das Copas), decidiu apresentar a público pela primeira vez seu mais novo hit, Hips Don’t Lie. Preciso dizer qual música que ganhou mais destaque nesta edição da Copa?

África do Sul 2010 – Waka Waka (Shakira)

A primeira Copa no continente africano era cercada de muita expectativa. Um dos continentes mais ricos culturalmente, tinha a oportunidade de ouro para mostrar ao mundo o seu valor, a simpatia de seu povo e é claro, sua riqueza musical.

Shakira, mais uma vez ela, pegou a ideia e não fez feio. Waka Waka encantou ao mundo desde sua primeira apresentação, na abertura em Johanesburgo. O ritmo dançante da colombiana com o toque africano, entregaram uma das mais belas músicas da Copa do Mundo!

Brasil 2014 – We Are One (Pitbull, Jennifer Lopez e Claudia Leitte) / La La La (Shakira)

Ah, 2014! Que Copa do Mundo incrível! O Brasil viveu o futebol como nunca, naquela Copa pra lá de inesquecível! Tomamos 7, mas a magia que o Brasil teve por 1 mês é inexplicável para quem presenciou esse momento.

Se falamos de música, temos de falar do Brasil. We Are One foi escolhida como a música oficial, para desagrado de muitos que queriam Ivete Sangalo cantando o tema da Copa. Não é a pior música das Copas, mas por ser a música oficial de uma Copa no país do futebol, podíamos entregar bem mais.

Pra resolver todo o fiasco que estava prestes a acontecer com a música da Copa no Brasil, eis que surgiu ela, a musa das Copas, Shakira. La La La chegou de fininho e encantou muito mais as torcidas do que a música oficial!

Rússia 2018 – Live It Up (Nicky Jam, Will Smith e Era Istrefi)

Chegamos a 2018! #VemHexa? Aí eu já não sei, e não é meu objetivo aqui palpitar sobre os resultados de nossa seleção. Mas eis que tivemos revelada a música da Copa!

Num ritmo bem animado e digna de se tornar um chiclete durante o período do mundial, Live It Up tem a missão de carimbar 2018 no álbum musical das Copas. Teremos música da torcida brasileira esse ano? Só o tempo e os resultados dirão…

E pra você? Qual a música favorita das Copas? Conta pra gente nos comentários e boa Copa!

Deixe uma Resposta

Raphael Riveiro
Idealizador do Dinastia Geek, fanático por séries e games, engatinhando no mundo das HQs. Harry Potter, o universo Tolkien, Liga da Justiça e Tim Burton são o melhor do maravilhoso universo nerd/geek!