Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

As melhores adaptações de Stephen King

Você pode não saber, mas muito provavelmente você já viu alguma obra adaptada de um livro ou conto de Stephen King. O escritor possui centenas de adaptações para o cinema e para a TV, algumas excelentes e outras nem tanto.

Para celebrar os 73 anos de vida do mestre do terror, separei as melhores adaptações que chegaram as telinhas e a telona, em minha opinião. Vamos a elas!

It – A Coisa

Essa lista não poderia começar diferente, com uma das minhas histórias favoritas do universo King. It – A Coisa conta a história da cidadezinha de Derry e como a entidade Pennywise acaba proliferando medo por onde passa. Você muito provavelmente reconhece essa história como a do palhaço assassino, mas desde já te digo que o palhaço é apenas uma das n formas que Pennywise possui.

O livro passou por duas adaptações no cinema. Uma de 1990, com um único filme de mais de 3 horas, e outra mais recente dividida em duas partes, em 2017 e 2019. Ambas as adaptações tem seus pontos positivos e negativos, mas a mais recente me atrai mais até mesmo pelo orçamento maior, e a possibilidade de adaptar de forma mais fiel todas as personificações de Pennywise. Mesmo suprimindo algumas partes bem pesadas do livro, a adaptação para o cinema é de extrema relevância não só para o universo King, mas para todo o cinema do terror.

O Iluminado

Clássico do terror, O Iluminado é até hoje um dos filmes que mais causa pavor em muitas pessoas, seja pela brilhante e assustadora atuação de Jack Nicholson, ou por cenas clássicas como as gêmeas no corredor. O filme de 1980 foi também adaptado de um livro de Stephen King, por mais que o próprio autor odeie a adaptação.

Anos depois que vi o filme, tive a curiosidade de ler o livro, e pasmem, é muito mais horripilante que o filme. Se nós já ficamos congelados na cadeira ao ver o desenrolar do filme, e toda vez que Jack Torrance aparecia era um deus nos acuda, no livro essa sensação atinge camadas que o filme não chega perto de alcançar. Portanto, fica minha dica. Se já amou o filme, leia o livro.

Doutor Sono

Sequência direta de O Iluminado, Doutor Sono conta a história de Danny Torrance anos mais tarde após os acontecimentos no hotel Overlook. O livro se tornou um filme em 2019, protagonizado por Ewan McGregor, e esse sim foi elogiado pelo escritor.

Para quem conhece apenas o universo King nos filmes, a virada da história de O Iluminado para Doutor Sono pode parecer um tanto brusca, partindo de um terror psicológico para uma história mais sobrenatural e bem mais próxima da ficção científica. Isso foi um dos principais motivos que faz King não gostar da adaptação de O Iluminado nos anos 80, visto que tirou essa “magia” que é o pano de fundo para toda a história.

Cemitério Maldito

As crianças que viveram nos anos 80 tem muito mais pavor desse filme do que eu, que acabei conhecendo anos mais tarde. Da mesma forma, há de se reconhecer que Cemitério Maldito (Pet Sematary, em inglês) é uma das obras mais tenebrosas de King, pela sua proximidade de nossa realidade.

O livro tem duas adaptações, sendo dois filmes em 1989 e 1992, e uma mais recente em 2018. Na história, acontecimentos bizarros passam a acontecer na casa da família Creed após a morte de seu gato. Tudo muda quando a família encontra um antigo cemitério nos fundos do terreno, aonde uma sombria maldição está guardada. Aposto que se você tem um gatinho e já viu esse filme, por algum momento rolou um frio na sua espinha de pensar na mesma situação acontecendo com você.

Outsider

Para fechar a lista, uma das mais recentes adaptações de Stephen King para a TV foi Outsider. O livro de 2018 já rendeu uma série pela HBO dois anos depois, e dividiu a crítica por conta de algumas adaptações feitas a história. Mesmo havendo essas diferenças, foi aprovada e aplaudida de pé pelo próprio King, portanto é garantia de coisa boa!

Outsider conta a história de um brutal assassinato de um menino nos arredores de um pequeno vilarejo, porém o principal suspeito estava comprovadamente em uma palestra quilômetros de distância dali. A investigação muda de rumo quando a própria equipe começa a se questionar o que é real e o que é sobrenatural naquele caso.

Conhece alguma outra adaptação de Stephen King que não está nessa lista e merece ser citada? Conta pra gente nos comentários!

Show CommentsClose Comments

Leave a comment