Arquivos

Games

5 motivos para jogar Grim Fandango o quanto antes

Desenvolvido pela LucasArts em 1998, Grim Fandango foi o primeiro jogo 3D feito pela produtora para PC. Além da versão dos anos 90, o game teve uma versão remasterizada em 2015, lançada para PC, PS4, PS VITA e Android.A temática do jogo é toda voltada para o Dia de Los Muertos e o folclore asteca, que tanto me encantou e despertou ainda mais a atenção. Manny Calavera é o personagem que vamos controlar, em uma longa jornada pelo purgatório em busca de Mercedes Colomar, seu grande amor. Vamos aos motivos que me encantaram ao jogar esse game e pelos quais recomendo a todos, geração após geração:

1 – Os cenários do jogoVocê já deve ter ouvido por diversas vezes sobre o purgatório, o dia do julgamento, ou sobre algum momento após a nossa morte, que somos elegíveis para irmos ao céu ou ao inferno, certo? Pois bem, Grim Fandango utiliza de uma dessas versões que ouvimos e nos leva a El Marrow, uma das cidades no purgatório, e que abriga as almas recém chegadas da Terra.Além da cidade que abriga o escritório de Manny, temos a Floresta Petrificada, que abriga almas desoladas sem rumo pelo purgatório, Rubacava, a cidade dos vícios e do luxo, e o Limbo, que o nome por si só já diz, mas que pode ser mais conhecido por alguns como o fim do mundo.

2 – A históriaManny Calavera é um agente de viagens do purgatório. Pois é, que raios é isso?!? Ele vende pacotes de viagem adequados a bondade de cada uma das almas que adentram o momento decisivo da vida. De um luxuoso trem bala a uma simples bengala com uma bússola para guiar o desolado viajante, Manny passa por duras batalhas diárias no seu trabalho com Domino, o queridinho do chefe, Sr. Copal, e que consegue fechar os melhores pacotes. A história complica quando Manny Calavera é demitido, e o destino de sua vida é ir em busca de Mercedes Colomar, uma antiga cliente que conquistou seu coração a primeira vista, mas que teve uma viagem melhor fechada com Domino, seu arqui-inimigo, e está no caminho para a eternidade com ele. Sacou a tensão contra o tempo em busca do grande amor?

3 – Os personagensSimpatia é o que não falta para os personagens de Grim Fandango. Tudo começa com Manny Calavera, a caveira protagonista, que é o azar em pessoa (ou em cadáver, caveira, enfim), mas que sempre está disposto a provar seu amor por Meche, e é fiel companheiro de Glottis.Glottis é aquele tipo de amigo que a gente conhece sem querer, mas se torna amigo pra toda a vida, sabe? Ele é o mecânico do prédio de escritórios aonde Manny trabalhava, e quebra um baita galho do agente de viagens na busca por Meche.Domino é o clássico vilão que a gente odeia. Mesquinho, se sente superior a tudo e a todos, e aproveita todas as oportunidades possíveis para passar a perna em Manny, seja no trabalho como no relacionamento amoroso. Além deles, tem Mercedes Colomar, Sr. Copal, e muitos outros personagens maravilhosos perdidos pelo maravilhoso mundo de Grim Fandango.

4 – Parece um filme de Tim BurtonSe você gosta de O Estranho Mundo de Jack ou A Noiva Cadáver, tenho certeza que assim como eu, vão amar a temática do jogo! Desde os cenários, a fotografia durante a festança dos mortos, ou até mesmo as conversas dos personagens, é algo louvável. O humor pesado presente na obra de Burton também está presente , refletida na tragédia dos personagens contando cada um a sua história que os fez estarem mortos naquele momento. (meu destaque vai para a história do capitão do navio que leva Mercedes e Domino, a gente ri pra não chorar!)

5 – É um jogo para toda famíliaApesar da temática envolvendo mortos, é um jogo totalmente animado. Os diálogos tem piadas inocentes, as imagens são belíssimas e a jogabilidade é bem tranquila, baseada em movimentação do personagem simples (o clássico A W S D) e cliques com o botão direito do mouse para a ação do personagem. Além do mais, o jogo é todo em português, incluindo os diálogos que são dublados. O método de conversa segue a seleção de opções para dar andamento a uma ação, o que dá cada vez mais dinamismo e inteligência a um game que já estava lindo.Grim Fandango foi um dos melhores jogos que tive na infância, e segue sendo um dos meus favoritos até hoje, mesmo com a geração do Xbox One e PS4 tomando conta. Fiquei muito feliz por ter a versão remasterizada, que me proporcionou mais algumas horas de diversão através da plataforma Steam, e ainda sigo torcendo demais pela continuação deste brilhante jogo!

Deixe uma Resposta

Raphael Riveiro
Idealizador do Dinastia Geek, fanático por séries e games, engatinhando no mundo das HQs. Harry Potter, o universo Tolkien, Liga da Justiça e Tim Burton são o melhor do maravilhoso universo nerd/geek!