Arquivos

Games

5 jogos de tabuleiro para você pirar!

Se você segue o Dinastia no Instagram (clique aqui) e não percebeu que somos apaixonados por jogos de tabuleiro, provavelmente você está seguindo o Dinastia errado. O vício por aqui é grande e segue forte, assim como o consumo de energético para aguentar as jogatinas madrugada adentro.

Eu me apaixonei por esse tipo de jogo ainda menina com Detetive, Combate, Banco Imobiliário, Jogo da Vida e perdendo amizades com infinitas edições de WAR. Então, posso dizer que é muito bom ter conhecido outras pessoas que gostam dessa brincadeira tanto quanto eu. E começou meio que de repente junto com as casas de jogos, aqui em São Paulo.

Sim! Casas de jogos! Não, não são jogos de azar. Sossega, mãe! São “luderias“onde você pode jogar o que você quiser pois, lá, há uma infinidade de jogos para conhecermos. Você não precisa gastar enormidades para se divertir! Aqui em São Paulo, nós temos a Ludus Luderia com uma coleção absuuuuuuuurda de jogos (R$ 18,00 a 35,00) e a Game Vault, que, embora não tenha o número de jogos da Ludus, você pode jogar sem pagar nada e, se gostar, levar o jogo que curtiu por um preço justo. Nosso CEO, Raphael Riveiro, fala mais sobre a Game Vault aqui e é o lugar mais provável de encontrar membros do Dinastia passando uma tarde de sábado.

Outra dica: Se você é do Rio de Janeiro precisa conhecer o bar Barzinga Geek Planet! Ainda faremos um artigo sobre ele, mas só o que vocês precisam saber agora é que a casa possui alguns jogos para você solicitar sem custo por uma hora, desde que haja uma consumação mínima no local (Nesta data R$ 15,00).

Gostou da ideia de embarcar no divertido mundo dos jogos de tabuleiro? Então vou dar algumas dicas de 5 jogos que vocês vão amar! Vou começar do mais simples para os mais complicados para vocês irem com calma, ok?

  1. Dix It

Idade: A partir de 8 anos
Jogadores: De 3 a 12 (Na versão Odyssey)
Duração aproximada: 40 minutos

Você acha que é uma pessoa imaginativa? Pois bem, esse é o seu jogo! O jogo mais “viajante” de todos os tempos ganhou mais de 18 prêmios ao redor do mundo. Ele demonstra como uma imagem pode ser interpretada de maneira diferente por cada pessoa.

Explicação básica: Cada jogador recebe 5 cartas. Um é escolhido, por rodada, para ser o narrador. Ele escolhe uma das cartas em sua mão e diz algo sobre ela. Pode ser uma palavra, música, som, qualquer coisa. Depois disso, todos os outros olham as cartas de suas respectivas mãos e tentam achar algo semelhante à descrição do narrador e entregam para ele, sem que os outros vejam. Depois todos votam na que acham que é a escolhida por ele. É computada uma pontuação conforme os votos e vence quem chegar ao final do tabuleiro ou quem tiver mais pontos quando acabar o número de rodadas pré estipuladas.

Dica: Não sejam óbvios, mas não deem dicas muito difíceis, pois se todos escolherem sua carta ou se ninguém escolher, você não pontua.

Dica 2: Dix It possui expansões para você que já enjoou de jogar com as mesmas cartas.

  1. Concept

Idade: A partir de 10 anos
Jogadores: De 4 a 12
Duração aproximada: 40 minutos

Mas eis que seu primo e sua tia apareceram na sua casa bem na hora que estava saindo para a “luderia“… Sem problema! Pode levá-los e pegar esse jogo para eles. Descomplicado e divertido, é um jogo para toda a família!

Explicação básica: A cada rodada, um ou dois jogadores escolhem em uma carta, uma palavra ou expressão. Depois, no tabuleiro, através de peças indicam informações que demonstrem a escolha. Aí, os outros jogadores têm que adivinhar qual é. Quem escolher certo ganha pontos.

Dica: Pensem fora da caixinha e usem também as cores e não só as formas!

  1. Ticket To Ride

Idade: A partir de 8 anos
Jogadores: De 2 a 5
Duração aproximada: De 30 a 60 minutos.

Uma viagem pelo mundo a bordo de um trem (Sheldon approves!). Essa é a dinâmica básica de Ticket to Ride, conceituado jogo e sucesso de vendas nos EUA e Europa. Com diversas versões de mapa, possui versões Europa, EUA, Canadá, países nórdicos, etc.

Explicação básica: Cada jogador pega 5 cartas, cada uma delas representando um vagão de uma respectiva cor. Somado a isso, são entregues 4 objetivos, aonde o jogador tem de ficar com no mínimo 2, sendo um deles o objetivo “longo”. Cada objetivo determina uma rota a ser traçada pelo jogador durante o jogo, a partir da construção de trens entre um ponto e outro. Vence o jogo, aquele maquinista que obtiver a maior quantidade de pontos, a partir do cumprimento do maior número de objetivos possíveis, ou a maior rota ininterrupta construída no mapa.

Dica: Jogue primeiro a versão tradicional, com o mapa dos EUA e Canadá, para aprender os conceitos básicos do jogo. Depois, avance para a versão Europa, com uma mapa mais divertido e desafiador, com a inserção de túneis, estações e por aí vai.

Dica 2: Você pode pegar quantos objetivos quiser durante o jogo, mas não vá com tanta sede ao pote! Se você terminar o jogo com objetivos não cumpridos, você perde os pontos correspondentes. Seja cauteloso!

  1. Munchkin

Idade: A partir de 10 anos
Jogadores: De 3 a 6
Duração aproximada: 60 minutos

Se você gosta de RPG talvez esse seja o seu jogo. Ainda mais se gostar de apunhalar seus coleguinhas, mesmo que isso deponha contra você… Mate monstros, ganhe tesouros, seja Elfo, Anão, Mago e tudo o que quiser. E preparem-se porque os 60 minutos que a Galápagos diz que duram, deve ser em outro sistema que não o nosso… Mas vale muito a pena!

Explicação básica: Vai ser bem difícil de fazer uma explicação básica de Munchkin , mas vamos lá… Cada jogador recebe 6 cartas: 3 cartas de porta e 3 de tesouro. Em cada rodada, ele pode saquear de um monte com cartas de porta (Que podem vir monstros, maldições, cartas de classes e raças). O objetivo do jogo é matar os monstros que vierem e ganhar tesouros para subir de nível, até chegar ao nível 10. Nem que para isso você tenha que jogar maldições nos amigos e ajudar os monstros que eles estão enfrentando…

Dica: Não tenham dó! Se deixarem de atrapalhar os amigos, eles vão ganhar!

Dica 2: Existem várias versões de Munchkin e expansões. Cada versão possui um tema diferente, então se você cansar de jogar a versão padrão, pode tentar jogar o Zombies ou o Cthulhu. Também tem o Munchkin Panic, que mistura a jogabilidade de Munchkin com Panic, transformando totalmente o jogo.

  1. Zombicide

Idade: A partir de 14 anos
Jogadores: De 1 a 6 (De 1 a 12 – Season 3 Rue Morgue e se você possuir mais versões do Zombicide ou Expansões pode ser jogado por mais pessoas, visto que é um jogo onde a criação é livre)
Duração aproximada: 40 a 120 minutos

Bem-vindos ao jogo preferido da maior parte do Dinastia (Só não é de quem não jogou!). Zombicide é um jogo cooperativo onde você tem diversas missões e todas elas incluem matar e fugir de zumbis! Além do jogo ser incrível, tem uma quantidade gigante de expansões que te dão helicópteros, carros, novas armas, novos colegas e uma infinidade de horas a mais de jogos. Mas não se preocupe se vai ser muito difícil! Tem missões de nível fácil, médio e “todos vamos morrer, chamem o Rick!” e se isso não for o suficiente para você, Zombicide te permite criar suas próprias missões. Acreditem, o mundo pós-apocalíptico pode ser muito divertido.

Explicação básica: O grupo de jogadores recebe uma missão. Por exemplo, sair de um local repleto de zumbis. Cada jogador escolhe um personagem que tem habilidades especiais para ajudar na missão. Em cada rodada ele tem 3 ações (no começo da partida) e pode escolher atacar os zumbis (e subir de nível com isso), apenas andar, procurar armamentos ou mantimentos (e as vezes inconvenientemente acha um zumbi) fazer barulho, trocar itens, não fazer nada, entre outras ações. A vitória se dá quando completam a missão.

Dica: As vezes você vai precisar se sacrificar pelo bem da missão. Não seja egoísta.

Dica 2: Sejam amigos de nosso editor, viciado em Zombicide, Vitor Leonel

E como nunca jogamos sozinhos, esse texto não seria possível sem as dicas e o carinho dos meus amigos e companheiros de jogatina Raphael Lima Riveiro e Vitor Leonel Rondó.

Todos esses jogos que amamos são da Galápagos Jogos aqui no Brasil (Galápagos, patrocina nós!). Se quiserem comprar online, eles podem ser encontrados aqui. Curtam muito e boa jogatina!

Deixe uma Resposta

Marcelle Suazquita
Dcnauta que adora a Marvel. Aluna imaginária da Corvinal que sonha em ser uma Elfa e casar com Clark Kent. Responsável - e irresponsável - por dar pitacos em séries, filmes e literatura. Bernard Cornwell é meu lorde e senhor.