21 Easter Eggs, Referências e Curiosidades na 2ª Temporada de Stranger Things

0
1248
views

Stranger Things é um fenômeno nas redes sociais, não só pela qualidade da série, pelo enredo absurdamente viciante ou pelos atores fofos que não cansamos de assistir. A série também é adorada pelas diversas homenagens que presta aos clássicos.

Então, depois de maratonar a série mais nostálgica de todos os tempo e de ler a critica do Dinastia Geek, que o Bruno Sena escreveu, comecei a rever e tentar achar o máximo de Easter Eggs, referências e curiosidades, para listar pra vocês. Lógico que devem existir muitas mais, mas deixarmos pra vocês esta tarefa e esperamos que postem os que encontrarem e não estiverem na lista nos comentários.

01 – Mad Max ou Furiosa?
Uma grande adição nesta temporada foi a personagem Maxine, a Max. Ela já chega impressionando, cheia de atitude, arrancando o recorde de Dustin em Dig Dug, usando o nickname Mad Max. O nome faz a alusão ao longa de mesmo nome, dirigido por George Miller e estrelado por Mel Gibson, que teve 2 continuações nos anos 80 e um recente reboot com uma protagonista com personalidade forte, tal qual a nossa Max.

02 – Ghostbusters!
Os Caça-fantasmas foi o grande sucesso do verão de 1984, ano que se passa a série, e não só foi referenciado nas fantasias de Halloween do quarteto de Hawkins,como os próprios meninos cantarolaram o tema do filme no segundo episódio.

03 – Skynet ou Mundo invertido?
1984 também foi o ano de exibição do primeiro filme da Exterminador do Futuro, que aparece em cartaz no cinema da pacata cidade do estado de Indiana. Outra menção a franquia de James Cameron é citada por Lucas, no último episódio, quando ele menciona que se Eleven não conseguir resolver será o “Judgment Day”, referenciando ao segundo filme, lançado em 1991.

04 – Gostosuras ou travessuras, Dinastia?
Max já chega trazendo referências em sua fantasia de halloween, onde ela se transveste de Michael Myers, protagonista do filme Halloween de 1978. Outros personagens que aparecem atormentando Will, na mesma noite, são os conhecidos Freddy Krueger e Jason de Sexta-Feira 13.

05 – Eleven a nossa E.T.?
Um ano depois de usar um disfarce de garota na primeira temporada, como clara referência ao personagem de Steven Spielberg, os produtores da séries usam uma rima visual e adivinhem como a Eleven gostaria de sair pedindo doces na noite de halloween? Sim, de fantasma.

06 – O melhor doce do Halloween.
Ao ser questionado pelo Dr. Owens sobre seu doce favorito, Will cita Reese’s Pieces como preferência. Se eu perguntar qual doce tornou-se conhecido por causa E.T., de Steven Spielberg em 1982 a resposta estaria na ponta da língua, não é mesmo?

07 – O doce favorito de Dart!
Goonies é um dos filmes mais referenciados em Stranger Things e a alimentação que Dustin serve ao seu mini Demogorgon não poderia ser outra: Chocolate, que é também a comida favorita de Slot, no clássico dos anos 80.

08 – Sherife é o nosso herói.
Nesta temporada o nosso sheriff Hooper, ganhou um chapéu ao maior estilo Indiana Jones.Em um momento no quinto episódio temos uma rima visual de O templo da Perdição, onde o ambos voltam pra buscar o chapéu.

09 – Tvs que não funcionam.
O que não faltou nesta temporada foram tvs que não sintonizam direito. Eleven assiste um comercial da Oreo dos anos 80, novelas e séries, mas em um enquadramento a frente da TV é uma referência a icônica cena de Poltergeist, clássico do terror de 1982.

10 – O Mike Pularia.
Questionado sobre algumas atitudes na escola, Mike diz que todo mundo pixa o banheiro da escola. Aí sai aquela frase clássica de toda mãe: “Se seus amigos pulassem do penhasco, você também pularia?” Se os pais de Mike tivessem assistido a primeira temporada, certamente saberiam a resposta.

11 – Bob Sabichão
Sean Astin, interpreta Bob, o  nosso amado novo personagem, que além de ser um conhecido Hobbit da Terra Média, foi protagonista do clássico Goonies, um das maiores referências da série. Não bastasse essa feliz “coincidência”, ele protagoniza uma sequência em que descobre que os desenhos de Will são na verdade um mapa, imitando a mesma situação do filme dos anos 80. “É um mapa? E o ‘X’ marca o quê? Um tesouro?”

12 – Pennywise, é você?
Bob é o namorado de Joyce e para tentar motivar Will a superar seus medos, conta uma história sinistra sobre um palhaço chamado Baldo que lhe ofereceu um balão. Já viu isso em algum lugar, né? Não seria novidade a série homenagear Stephen King, mais uma vez!

13 – As 3 Regras
Novamente no ano de 1984 houve um filme que também brincava com ideia de 3 regras, como as criadas entre Hooper e Eleven. Em Gremlins, Gizmo não poderia ser alimentado depois da meia-noite, nem molhado ou exposto à luz.

14 – Labaree, 515.
Quando sai em busca de sua mãe, Eleven só possui o endereço e a esperança de desvendar seu passado. O Easter Egg fica vistoso quando somamos o números da casa de sua mãe 5+1+5 = 11. Coincidência? Acho que não.

15 – Bon Jovi e outros clássicos
Quando Eleven foge da casa de sua mãe para Chicago, ela chega a cidade ao som de Runaway da banda americana Bon jovi. Além da tradução literal da música ser FUGITIVA, o que casa totalmente com o momento, a canção também foi lançada no ano de 1984, sendo o primeiro hit da banda de New Jersey. Vale ressaltar que quando Eleven se encontra com “eight” e monta seu grupo, toca uma canção da banda RUNAWAYS, literalmente: Fugitivas. A trilha sonora brinca o tempo todo com as canções ajudando ao roteiro.

16 – “Tudo bem, pode confiar em mim.”
Paul Reiser Interpreta Dr. Owens e só por isso não tem como não desconfiar do médico, já que é apresentado na série como o seu personagem Burke, em Alien: O Resgate. Ambos querem ajudar o sobrevivente de uma tragédia que aconteceu na primeira parte da história, além de serem empregados da empresa , ou no caso governo, que causou o incidente. Em relação ao Dr. Owens o final pode surpreender!

17 – Corra, Steve!
O momento no ferro velho, em que Steve foge dos “cães” em direção ônibus é uma clara referência Jurassic Park. Como sempre, Spielberg é homenageado com easter eggs, enquadramentos e fotografia durante toda a série.

18 – IT’S A TRAP!
Star Wars é mencionada várias vezes durante a série, mas a melhor referência é quando Will, possuído por Shadow Monster, leva os agentes para uma armadilha e Mike sai gritando que é uma armadilha no corredor, fazendo um linda homenagem ao Almirante Ackbar, em Retorno de Jedi.

19 – Senhor Miyagi curtiu a referência.
Quem não lembrou da briga do Cobra Kai Johnny Lawrence com Daniel San em Karatê Kid, que foi lançado em, adivinhem, 1984, quando Steve enfrentou Billy na casa de Joyce? Na festa de Halloween que Nancy, Steven e Jonathan vão tem alguém com o uniforme da Cobra Kai também.

20 – Hora de Morphar!
Além disso o ator Dacre Montgomery, que foi claramente inspirado no personagem de Jack Nicholson, em o Iluminado (olha Stephen King de novo), usa um tom vermelho em sua camisa que lembra um certo personagem que ele interpretou no início do ano.

21 – Sai desse corpo que não te pertence.
O ritual para retirada do Monstro da Sombras do corpo de Will e cheio de referências a Exorcista, clássico do terror, que aqui recebeu homenagem em takes fantásticos.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here